REGRAS PETREAS
REGRAS
1. Imersão e Interpretação
1.1 O servidor é exclusivamente voltado à interpretação de personagens. O jogador deve manter seu personagem ativo e coerente durante toda a permanência em jogo, independente da situação, vantagem ou desvantagem. 1.2 Qualquer atitude que indique consciência de que se trata de um jogo, servidor, gravação ou transmissão externa caracteriza quebra de roleplay, mesmo que feita de forma indireta, irônica ou “em off”. 1.3 A alegação de desconhecimento das regras não isenta o jogador de punição.
1.4 Piadas, “brincadeiras” ou indiretas também contam como quebra de imersão.
2. Gravações e Transmissões
2.1 É proibido, dentro do roleplay, mencionar, sugerir ou insinuar que está gravando, transmitindo ao vivo ou exibindo o cenário do jogo fora do universo RP. 2.2 Expressões alternativas, códigos, gírias ou gestos com o mesmo objetivo também são considerados infração.
2.3 “Falar sem falar” ainda é falar.
3. Inconsciência e Memória
3.1 Ao entrar em estado de inconsciência, o personagem perde totalmente a memória dos eventos que antecederam o desmaio. 3.2 É proibido repassar informações, pistas ou detalhes do ocorrido após acordar, mesmo que o jogador “lembre fora do jogo”. 3.3 Em atendimentos médicos, o jogador deve cooperar com a cena, interpretando sintomas compatíveis e não pode acelerar, pular ou invalidar o roleplay do paramédico.
3.4 “Acordei mas lembro mais ou menos” não existe.
4. Roleplay Criminal e Autoridades
4.1 Em ações criminosas, o jogador não pode orientar, sugerir, questionar ou corrigir procedimentos policiais. 4.2 Alegações de abuso, erro ou quebra de regra devem ser tratadas fora do roleplay, exclusivamente via ticket. 4.3 Usar o argumento de “falta de lógica” para invalidar ação policial não é permitido dentro do RP.
4.4 Lembre-se, você é um criminoso, caso queira saber procedimentos policiais, faça o recrutamento da polícia.
5. Desenvolvimento de Cenário
5.1 O roleplay é imprevisível. O jogador deve se adaptar aos acontecimentos, mesmo quando o resultado for negativo para seu personagem. 5.2 Nenhum roleplay individual se sobrepõe ao coletivo. Forçar desfechos, fugir de consequências ou encerrar cenas sem consenso caracteriza infração. 5.3 Sair da cidade, desconectar ou evitar cenas para escapar de consequências é considerado combat logging, mesmo que feito de forma “justificada”.
5.4 Crash, queda de internet ou “problema técnico” será analisado.
6. Personagens com Condições Especiais
6.1 Personagens que envolvam gravidez, limitações físicas, motoras ou intelectuais exigem autorização prévia da Staff. 6.2 Interpretar essas condições sem liberação, ou usá-las como vantagem narrativa, resulta em punição. 6.3 A Staff pode revogar a autorização a qualquer momento caso haja abuso ou incoerência.
7. Preservação da Vida
7.1 A vida do personagem deve ser preservada em qualquer circunstância. 7.2 São proibidos: RDM, VDM, powergaming, metagaming, ghosting, cheating, combat logging, uso de softwares externos, scripts, macros ou exploits. 7.3 O uso intencional de falhas do jogo para benefício próprio é infração grave, mesmo que não esteja listado explicitamente.
7.4 Lista não é limitadora.
8. Uso Indevido de Veículos
8.1 É proibido utilizar veículos de forma irreal ou incompatível com o ambiente. 8.2 Não é permitido:
Subir escadas com veículos esportivos;
Ultrapassar muros, barricadas ou objetos acima do para-choque;
Explorar colisões ou físicas quebradas.
8.3 Alegar “habilidade do personagem” ou “controle do jogador” não justifica ações irreais.
8.4 Habilidade não quebra física.
9. Abuso de Mecânicas
9.1 É proibido atravessar paredes, grades ou objetos utilizando veículos ou interações. 9.2 Cancelar ações RP com animações, comandos ou menus é infração. 9.3 Qualquer tentativa de burlar sistemas será analisada como abuso, mesmo sem intenção declarada.
8.4 Tentativa já é infração.
10. Economia e Comércio Externo
10.1 Qualquer negociação fora do jogo envolvendo itens, veículos, contas ou moeda do servidor é proibida. 10.2 O uso de dinheiro real ou trocas externas resulta em banimento permanente, sem aviso prévio. 10.3 Intermediários, promessas futuras ou trocas indiretas também configuram infração.
10.4 “Não recebi nada ainda” não isenta.
11. Comunicação e Canais Oficiais
11.1 Os canais de emergência devem ser usados apenas para situações legítimas. 11.2 Uso para brincadeiras, provocações ou spam será punido. 11.3 É proibido o uso de cores ou formatação excessiva no chat.
12. Conduta Antijogo
12.1 Atitudes destinadas a prejudicar o roleplay de terceiros são proibidas. 12.2 Inclui denúncias falsas, disparos sem contexto, corrupção sem base narrativa e ações sem senso comum. 12.3 O abandono de grupos, facções ou famílias sem encerramento narrativo é infração.
13. Uso de Informações Técnicas (Metagaming)
13.1 Ferramentas que exibem IDs, blips ou dados técnicos são restritas a provas e denúncias. 13.2 Utilizar essas informações para tomar decisões no roleplay caracteriza metagaming. 13.3 Mesmo que a informação seja “visível”, seu uso ID é proibido.
13.4 Ver não significa poder usar.
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